quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


Você sabia que o gengibre faz bem à saúde? É isso mesmo. Segundo anutricionista Vanessa Lobato, ele possui mais de 400 substâncias, compropriedades digestivas, expectorantes e até afrodisíacas.
O gengibre apresenta inúmeras propriedades farmacológicas, influenciando os sistemas digestores, nervoso central e cardiovascular. Ele também age comoestimulante  para o TGI, aumentando o peristaltismo e o tônus do músculointestinal, impedindo a formação de gases no aparelho digestivo.
Os extratos de gengibre estimulam os centros vasomotor e respiratório, melhorando a respiração em casos de congestionamento nasal, auxiliando no combate de gripes, resfriados, catarros crônicos, tosses, fraquezas do estômago, rouquidão e bronquites.
O gengibre também tem ação anti-inflamatória, sendo eficaz nas desordens reumáticas e artríticas. "Fazer compressa das raízes para as dores externas reduz as dores reumáticas, no nervo ciático e nevralgias", explica a nutricionista.
Ele pode ser consumido fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O gengibre fresco é usado em preparações culinárias ou para o preparo de infusões. Já o seco é mais usado para compressas. O em conserva é utilizado também naculinária e o cristalizado com açúcar é usado como confeito para irritações na garganta ou cristalizado no sal. "Quando usar o gengibre fresco é importante tirar a pele dele, com uma faca", diz Valéria.
Apesar de ser recomendado o uso do gengibre para problemas estomacais, em pessoas com úlcera ativa o consumo da tintura pura (maior concentração de ativos) deve ser evitado. Pessoas com problemas cardíacos também devem consumir com moderação.
A nutricionista também chama atenção para o fato de que, pela presença de terpenos, um óleo, deve-se lavar as mãos após o manuseio e evitar exposição solar para não manchar a pele, assim como o limão.
Dicas:
- Para dor de ouvido, coloque um algodão embebido no óleo de gengibre no ouvido.
- Para enjoo e náuseas o uso de chá infusão ajuda muito, tanto náuseas causadas por movimento quanto as causadas pelo tratamento quimioterápico.
- Para ação descongestionante e expectorante, mastigue um pedaço pequeno do rizoma.
- Para ação nas dores reumáticas, nervo ciático e nevralgias, faça uma compressa com chá de gengibre ou até mesmo óleo de gengibre.
- Externamente, pode causar queimaduras ou irritações, por isso, deve ser observado o local da aplicação, principalmente em pessoas com a pele muito sensível ou com eczema.
- Antes de usar o óleo na pele pela primeira vez, deve ser feito um teste de reação, misturando uma gota do óleo com algumas gotas de outro óleo neutro, aplicando nas dobras do cotovelo ou joelho e aguardando 24 horas. Caso a pele não apresente nenhuma reação como vermelhidão e coceira, pode ser empregado, mas sempre com moderação.
- Função erétil: devido à sua ação estimulante do sangue, auxilia na prolongação da função erétil.
Propriedades do gengibre e seus benefícios 


Ele tem sido usado há muitos anos atrás como remédio para náuseas, resfriados e vários outras doenças comuns, mas muitas pessoas desconhecem os benefícios e tem duvidas se o gengibre emagrece mesmo. Logo a baixo você vai conhecer alguns benefícios do gengibre e como ele pode ajudar a emagrecer.
  1. Diminui o colesterol- ao diminuir o colesterol você estará melhorando a sua saúde e consequentemente estará perdendo peso.
  2. Aumento do metabolismo- o gengibre contem varias substancias que ajudam a melhorar seu metabolismo. Seu metabolismo mais ativo, você vai queimar mais caloria.
  3. Ele melhora a mobilidade gástrica –isso ajuda a diminuir o inchaço causado pela digestão de alimentos.

*Você pode adicionar gengibre a sua dieta de varias formas, como chá, em pedaços, farinha ou capsula. 

Farinha de Gengibre 

Você pode comprar pronto que é muito mais fácil, mas se preferir pode fazer em sua própria casa.

Como fazer: Corte o gengibre em pedaços pequenos e deixe secar em local com sombra durante 7 dias. Depois é só bater em um liquidificador até virar pó. É recomendado consumo de 1 colheres de sopa por dia, você pode ingerir a farinha do gengibre com sucos ou outros tipos de alimentos. O gengibre deve ser armazenado no máximo 6 meses em um recipiente fechado. 


Chá de Gengibre emagrece e ajuda a queimar calorias. Veja como é fácil de fazer logo a baixo. 

Ingredientes

1 litro de agua
1 Rodela de limão sem casca
2 colheres de sopa de gengibre em pó ou 5cm da raiz
3Cravos
Canela a seu gosto. 

Como fazer 

1- Junte os cravos, canela, limão
2- Junte com a água deixe aquecer. Lembre-se que não se deve ferver, para que não perca sua seus nutrientes.
3- Coar, aguarda em media 10 a 15 minutos e beber sempre apos as refeições no máximo 3 copos por dia. 

Propriedades do Gengibre:
1. É um potente anti-oxidante natural.
2. Antibacteriano (consegue matar a salmonela) e um forte anti-séptico.
3. Contém antibioticos naturais.
4. Anti-inflamatório.
5. Anti-histaminico.
6. Trata dores de garganta e estados febris ou resfriados.
7. Fortalece o sistema imunológico.


Gengibre e o Sistema Digestivo:

1. Limpa o cólon.
2. Ajuda a reduzir os gases.
3. Alivia a indigestão.
4. Alivia náuseas, enjoos e vómitos.
5. Estimula a digestão.
6. Regula o trânsito intestinal.
Outros Benefícios do Gengibre:
1. Afrodisíaco.
2. Estimulador circulatório e vaso-dilatante.
3. Pode diminuir dores das articulações para pessoas com artrite.
4. Tem propriedades que possibilitam baixar o colesterol ou problemas de coração pelo seu efeito no sangue.
5. Facilita o funcionamento do trato gasto-intestinal.
6. Propriedades análgesicas, sedativas, antipiréticas e anti-bacterianas.
7. Eficaz no tratamento da diarréia. Tem componentes activos com comprovada eficácia em casos de mortalidade infantil causados por diarreia em alguns países sub-desenvolvidos e em desenvolvimento.
8. Náusea, vários estudos mostraram a eficácia no tratamento de náusea por enjoo de viagens, enjoo matinal, e enjoo do tratamento por quimioterapia.
9. Expectorante e desinfetante pulmonar.
10. Favorece o combate à obesidade.
11. Anti-coagulante natural. Diminui a agregação plaquetária (as células envolvidas na coagulação sanguínea) e a sua aderência às paredes das artérias, reduzindo o risco de enfarte do miocárdio.

UM CHÁ QUASE PERFEITO
Se andam nervosos, stressados e ansiosos, é hora de um chá de gengibre. Beba morno, poucos instantes antes de ir para a cama. A recomendação é mesma se o problema for de enxaqueca, dores de cabeça constantes, ou inchaços.
Auxilia na digestão, evitando dores de barriga, e melhorando a capacidade do corpo para absorver os alimentos. Portanto é ideal para quem exagerou na quantidade de comida, já que também ajuda na liberação dos ácidos gástricos.
Beber chá de gengibre deve ser um hábito diário para aqueles que sofrem com artrite, ou artrose, pois reduz a inflamação e a dor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário